Definicões sobre matemática
UNOESC – CAMPUS VIDEIRA
ACADÊMICO: JULIANO HORN
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSOR: PAULO ANTÔNIO PISKLEVITZ
História da Matemática e suas definicões
Agosto de 2011
Matemática
A Matemática é usada como uma ferramenta essencial em muitas áreas do conhecimento, tais como engenharia, medicina, física, química, biologia, ciências sociais e ainda é a ciência do raciocínio lógico e abstrato onde estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações, onde consiste em formular e ter padrões com deduções rigorosas a partir de definições ao estabelecer novos resultados e teorias milenares onde se mantêm válidos e úteis.
Os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C. a necessidade de maior rigor foi percebida e estabelecida por volta do século XIX e a matemática se desenvolveu principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia, no Oriente Médio. A partir da Renascença o desenvolvimento da Matemática intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje.
Nas últimas décadas do século XX tomou forma uma definição, do trabalho matemático que consiste em examinar padrões abstratos, tanto reais como imaginários, visuais ou mentais. Ou seja, os matemáticos procuram regularidades nos números, no espaço, na ciência e na imaginação e formulam teorias com as quais tentam explicar as relações observadas usando a lógica formal como estrutura comum. As estruturas específicas geralmente têm sua origem nas ciências naturais, mais comumente na física.
O ramo da matemática que se ocupa de aplicações do conhecimento matemático em outras áreas do conhecimento, às vezes leva ao desenvolvimento de um novo ramo, como aconteceu com Estatística ou Teoria dos jogos. O estudo de Matemática pura, ou seja, sem a preocupação com sua aplicabilidade, muitas vezes mostrou-se útil nos séculos adiante, como aconteceu com a Teoria dos