Defini o de Prote nas Salvo Automaticamente
❖ Conceito: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca dos 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
❖
Podese dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos o que em suas moléculas existem ligações peptídicas (a união estabelecida entre dois aminoácidos adjacentes numa molécula é conhecida com ligação peptídica) em número igual no número de aminoácidos presentes menos um. Obs.: Polímeros são macromoléculas formadas pela união de várias moléculas menores denominadas monômeros (os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas).
❖
As proteínas têm como base de sua estrutura os polipeptídios (encadeamento de vários aminoácidos) formados de ligações peptídicas entre os grupos amino (NH2) de um aminoácido e carboxílico (COOH) de outro, ambos ligados ao carbono alfa de cada um dos aminoácidos.
❖ Existe uma infinidade de proteínas nos seres vivos, e elas variam de espécie para espécie.
❖ Independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos.
Exemplos de alimentações com proteínas.
Classificação das proteínas:
❖ Classificação:
▪ Quanto a Composição: o Proteinas Simples: A s proteínas simples também
conhecidas como homoproteínas têm na sua composição exclusivamente aminoácidos . Podese dizer que elas fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Com este tipo de composição temos proteínas como as albuminas, as globulinas, as escleroproteinas ou proteínas fibrosas. Podese mencionar como exemplo:
1. As Albuminas
:
São as de menor peso molecular;
São encontradas nos animais e vegetais;
São solúveis na água;
Exemplos: albumina do plasma