Deficientes fisicos em Uberaba
Comportamento, grupos, instituições, consumo
Deficientes físicos
Ana Luísa Andrade – 5125868
Bruno Leandro – 5125259
Felipe Augusto – 5127131
Jefferson Teles – 5126284
Maick Rabelo - 5125874
UBERABA
24 de março de 2014
DEFICIENTES FÍSICOS
A cidade de Uberaba conta com uma cartilha de acessibilidade que tem por objetivo instruir a todos que a inclusão é um direito e traz exemplos e referências baseadas na legislação federal e nas normas técnicas da ABNT. Porem na prática isso não acontece. Ao vagar pelas ruas de Uberaba é possível ver que nos bairros mais centrais essa acessibilidade é encontrada, mas essa é a percepção de uma pessoa que não necessita destas adequações. Uberaba peca na acessibilidade, e por muitas vezes, a população parece não estar preocupada com a acessibilidade e estacionam nas vagas destinadas a deficientes, ou então em frente às rampas das calçadas.
A mídia não se aprofunda muito quando o assunto é deficiência física e acessibilidade. O ponto mais falado é o dos esportes, que é onde a maioria dos deficientes físicos encontra a superação do seu problema. Em Uberaba, a ADEFU (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba) procura estimular ao máximo os deficientes a praticarem esportes, com treinamento e força de vontade os pacientes da instituição já conquistaram várias medalhas. Com isso a ADEFU ganha destaque maior na mídia, pois é um trabalho que vai além das sessões de fisioterapia. E graças à força de vontade dos pacientes e a dedicação dos coordenadores, a ADEFU terá dois representantes nos jogos Para-Sul-americanos.
Visitamos a Instituição, que teve início com a iniciativa de dois portadores de deficiência, há 20 anos, que perceberam que as pessoas com deficiência física não tinham oportunidades na cidade e ficavam presas em casa. A ADEFU acolhe os que necessitam (e que podem pagar), e desenvolvem diferentes atividades com eles. A principal atividade, que eles oferecem