Deficiancia auditiva
COMO AGIR? COMO INCLUIR NA ESCOLA?
RESUMO
O presente trabalho foi realizado cumprindo as normas acadêmicas para a conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Intelectual e Múltiplas Deficiências da Faculdade Dom Bosco, o qual trata da Deficiência Auditiva. Este estudo teve como finalidade principal falar da deficiência auditiva, as dificuldades de incluir pessoas com tal deficiência, além de tentar conscientizar sobre como evitar esta deficiência. Procuramos ainda mostrar que o processo de ensino aprendizagem da criança surda não é tão difícil como se imagina, bem como sua integração que além de um desafio é também uma troca de experiência com os demais alunos tendo em vista que o surdo é sincero em suas amizades com os alunos ouvintes o que facilita a integração de ambos.
Palavras-chave: Deficiente auditivo; Dificuldades; Sinceridade.
1.0 INTRODUÇÃO
Falar de inclusão se torna cada vez mais algo que provoca muitas discussões e ainda pouca ação. Sabemos que muitas são as deficiências, dentre elas vamos tratar neste trabalho sobre a deficiência auditiva por se tratar de uma deficiência que não aprece muito, mas por outro lado é uma das que traz muitas dificuldades quando se trata do ensino aprendizagem nos bancos escolares.
A deficiência auditiva ainda é uma das grandes dificuldades encontradas dentro das salas de aulas por muitos professores que acabam por não saberem como lidar com o problema. Sabemos também que a criança com deficiência auditiva pode ser tão capaz quanto a criança que é ouvinte.
É comum notarmos o espanto de alguns professores, quando sabem que irá receber em sua turma uma criança surda. Como é comum também perceber depois de algum tempo o quanto este professor está apegado à criança e até tendo facilidade em se comunicar com o mesmo.
Gostaria de relatar neste trabalho que todo trabalho de pesquisa relacionada à inclusão do surdo no ensino regular, sei muito bem do que estou