Deferenças Entre Pilhas e Baterias

299 palavras 2 páginas
A pilha é um sistema que é formado por dois eletrodos e integrado apenas de uma unidade. Já a bateria é constituída por um agrupado de pilhas ligadas em série. Pilha alcalina

Essa pilha usa zinco (Zn), hidróxido de potássio (KOH) e dióxido de manganês (MnO2) como reagentes, é também conhecida como pilha seca alcalina. A vantagem dessas pilhas é a durabilidade, uma vez que possuem menor risco de vazamentos.

Em razão de tais fatores, esse tipo de pilha ganhou grande espaço no mercado. A nomenclatura foi escolhida devido à presença do hidróxido de potássio que é um composto básico (alcalino). É empregada no funcionamento de rádios, por exemplo.

Pilha de óxido de prata

O reagente usado nessa pilha, como o próprio nome já indica, é o óxido de prata. O Zinco também se faz presente como ânodo. Essa pilha é fonte de energia para máquinas fotográficas automáticas e calculadoras eletrônicas, e apesar do preço elevado, tem se difundido no mercado.
As pilhas secas de leclanché Essas pilhas são formadas por envoltório de zinco, separado por um papel poroso e por uma barra central de grafite envolvida por dióxido de manganês, carvão em pó e por umas pastas úmidas contendo cloreto de amônio, cloreto de zinco e água. Esse tipo de pilha é adequado para equipamentos que possuem descargas leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos.
Usos das pilhas
*pilhas de lítio- usada em calculadoras, câmeras fotográficas, controle remoto;
*pilhas de botão óxido- utilizadas em relógios;
*pilhas secas- utilizadas em lanternas, brinquedos, alarmes;
*pilhas alcalinas- a mais conhecida de todas e usado em equipamentos portáteis de som, jogos, câmera fotográficas;
*pilhas de botão zinco-ar- utilizada nos aparelhos auditivos;

Relacionados

  • Eletricidade Básica
    1155 palavras | 5 páginas
  • O Rio de Janeiro do meu tempo
    191292 palavras | 766 páginas