deenho tecnico
1524 palavras
7 páginas
DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICOPROF.: JAMERSON FERREIRA TRINDADE
2. INSTRUMENTOS GRÁFICOS E SEU USO
Para registrar uma informação no papel (ou em outra superfície), são necessários instrumentos e equipamentos. Mesmo para desenhos feitos á mão livre, lapiseira, borracha e outros artigos especiais são empregados.
As linhas executadas nos desenhos são retas ou curvas (incluindo círculos e arcos). Para traçá-las de maneira precisa e eficiente são utilizados instrumentos de desenho, e para posicioná-las, um dispositivo de medição, que é a escala.
O aluno precisará ter o seu material de uso particular
(1) Lapiseiras 0,5 e 0,9 mm
(1) Caixa de Grafites 0,5mm HB e 2H
(1) Caixa de Grafites 0,9mm HB e 2H
(1) Fita Crepe 20 mm
(1) Lápis Borracha
(1) Borracha Comum
(1) Jogo de Esquadros (45o e 60/30º) – Tamanho de 15 cm
(1) Escalímetro com escalas 1:20; 1:25; 1:50; 1:75; 1:100; 1:125
(1) Compasso
(1) Bloco de folhas Papel Canson formato A3 -140 g
O instrumental de desenho mais completo nada representa, se não estiver nas mãos de um desenhista dono de conhecimentos técnicos e disposto a praticar até o ponto ótimo.
“Embora a mão e a mente controlem o desenho acabado, materiais e equipamentos de qualidade tornam o ato de desenhar agradável, facilitando a longo prazo a obtenção de um trabalho de qualidade.”
CHING, Francis D. K.
2.1 Lápis ou Lapiseiras
2.1.1 Lapiseira Tradicional
Devido ao seu grafite relativamente espesso, ela facilita o traçado de diversos pesos de linhas nítidos. O principiante deve manter a ponta bem afiada até desenvolver habilidade de girar a lapiseira enquanto desenha.
DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO
PROF.: JAMERSON FERREIRA TRINDADE
2.1.2 Lapiseira Mecânica
Utiliza uma mina de grafite, que não necessita ser apontada. Ela é utilizada para o traçado de linhas nítidas e finas se girada suficientemente durante o traçado. Para linhas relativamente espessas e fortes, recomenda-se utilizar uma série de linhas, ou uma