Dedetização
Postado por Thica
Chegou o calor e com ele aquelas terríveis pragas que teimam em infestar nossas casas e armários, por mais que estejam limpos. E não adianta, você limpa toda a cozinha, lacra bem as embalagens de alimentos, não deixa o açúcar de bobeira e lá estão elas: as formigas. Terríveis e trabalhadoras formigas.
Não acredite naquele dito popular que conta que comer uma formiga que estava no alimento faz bem para as vistas. Isso é no mínimo nojento. Elas são grandes vetores de micróbios, pois passeaiam por lixos e esgotos antes de chegar ao seu lanchinho . Portanto, se vir uma delas passeando pelo alimento, pode descartá-lo.
Utilizar inseticidas em "spray" não dá bom resultado, pois as espécies de formigas urbanas possuem ninhos com milhares de operárias (formigas que trabalham), dezenas de rainhas (que botam ovos) e cria (ovos, larvas e pupas) e, quando percebem o cheiro do inseticida, tratam de fugir para um local bem seguro, dividindo a colônia em vários pedaços e piorando a infestação. Daqui.
1 - Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados. Deixe os ambientes limpos, as embalagens de alimentos fechadas e não deixe louças na pia sem lavar.
2 - Vedar frestas de pisos, azulejos, portais e de outros locais que ofereçam condições de abrigo para as formigas.
3 - Não acumular madeira em locais úmidos.
4 - Observar a presença de formigueiros em vasos de plantas e jardineiras. Para tirar as formigas do jardim seque as folhas do tipo pimenta, quebre-as em pequenos pedaços e espalhe pelo jardim.
5 - Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protengendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc...
6 - Para descobrir de onde elas vêm, deixe iscas atrativas como mel e bolo em tampas de plástico nos cômodos infestados. Espere duas horas e observe de onde elas vêm e para onde vão. Descoberta a trilha, feche com massa o