Declaração do milenio
Em setembro de 2000 foi assinada a Declaração do Milênio,um compromisso internacional em favor do desenvolvimento e da eliminação da fome e da pobreza. Essa Declaração originou oito metas a serem atingidas pelos países até 2015. O Brasil tem se empenhado em alcançar as metas,o país tem passado por melhorias econômicas e sociais, entretanto, precisa evoluir muito para atingir todas as metas da Declaração do Milênio.
Esse documento histórico assinado por 191 países e 147 chefes de Estados para firmar o compromisso de combater a extrema pobreza e outros males da sociedade.Através desse encontro foi definido um conjunto de oito metas a serem atingidas até 2015, ficando conhecidas como Metas de Desenvolvimento do Milênio, que são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Garantir ensino básico fundamental a todos; Promover a igualdade de gêneros e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater a AIDS, a malária e outras doenças; Assegurar a sustentabilidade ambiental; Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Não serão todos os países que conseguirão atingir as metas em 2015, mas o Brasil tem conseguido avanços nos oito objetivos do milênio. O país já reduziu pela metade o número de pessoas que vivem na extrema pobreza, hoje mais de 90% das crianças entre 7 e 14 anos estão matriculadas no ensino fundamental,embora o governo tenha que aumentar os investimentos nos profissionais da educação e seus salários. Ainda que as mulheres venham ganhando espaço no mercado de trabalho, elas recebem menos que os homens exercendo as mesmas funções existe uma barreira cultural a ser mudada.
A mortalidade infantil no Brasil reduziu praticamente pela metade e a meta já foi atingida, o Ministério da Saúde tem investido em políticas públicas voltadas para a família e à gestante,a saúde materna está melhorando através dos programas públicos