decisões de investimentos
O que é Investir?
Podemos dizer que investir é basicamente a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de obter um retorno futuro superior ao valor aplicado.
Decidir é um verbo que diz: determinar o que deve ser feito; tomar a resolução; opinar emitir voto; escolher; optar. Em suma quem tem o poder de decisão tem a responsabilidade de escolher, e muitas vezes este poder de escolha tem de ser bem pensado para não trazer arrependimento futuro.
Neste momento já um processo bem amplo a ser realizado pelo administrador financeiro, diz respeito à aplicação dos recursos da organização, para que possam trazer retorno.
As decisões de investimento dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para a aplicação de ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis em longo prazo e permanentes), considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais3 investidos. (HOJI, 2000, p.23).
Segundo Lemes, Rigo e Cherobin (2005, p.6) “Entende-se por investimento toda a aplicação de capital em algum ativo; tangível ou não, para obter determinado retorno no futuro”. Tanto que o que é investimento pode ser a criação de uma nova empresa ou pode ser um projeto de revitalização de uma empresa já existente.
O investimento pode ser temporário, com resgate em pouco tempo de aplicação, ou até mesmo permanentes, que são ativos que produzem resultados em longo prazo.
Dentre alguns meios de investimentos segundo Lemes, Rigo e Cherobin (2005, p. 63) podemos citar:
Aplicações financeiras de prazo médio e longo;
Empréstimos concedidos;
Participações em controladas e coligadas;
Participações em outras empresas;
Terrenos;
Obras civis;
Moveis utensílios e instalações;
Maquina3s ferramentas e equipamentos;
Veículos de uso;
Equipamentos de processamento de dados;
Softwares e aplicativos de informática.
3
Após a escolha de qual será o investimento, é necessário realizar um projeto de viabilidade do mesmo, para