Decada 2000
No Brasil, o R&B americano e o pop rock é dominante nas rádios populares das grandes cidades. Porém, existem diversos movimentos populares que acabou popularizando novos ritmos ao longo da década como o forró moderno e o funk carioca, além de diversos ritmos e artistas estrangeiros virarem febre entre os jovens dentre eles está em destaque o grupo Mexicano RBD que se tornou fenômeno entre jovens e adolescentes entre 2005 e 2008 .
No começo da década artistas pop como Kelly Key, Rouge, Br'oz e Latino e Luka atingiram seu auge, perdendo posteriormente popularidade no meio para o fim da década.
Também no começo da década, Marisa Monte nesta década lançou poucos trabalhos 3 discos de estúdio que atingiram a marca de 1,800 milhão no Brasil e fez parte do grupo Tribalistas junto com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown que atingiram a marca de 1,5 milhão no Brasil e no exterior atingiu 2,500 milhão, no final desta década Marisa Monte atingiu a marca 5,850 milhões de CDs e DVDs vendidos no Brasil é 10 milhões no mundo, sendo a cantora de MPB que mais vendeu.
Também no começo da década, surgiu a grande revelação da década, Maria Rita, filha de Elis Regina, já no primeiro disco, a mídia colocou como a grande revelação musical na década, atigiu a marca de 1 milhão cópias vendidas no Brasil, lançou mais dois discos durante a década, e ganhou seis Grammy Latino.
Também no começo da década, Kid Abelha, o grupo Pop, que mais vendeu na década de 1980 e 1990, lançou apenas três discos de estúdio durante, mais sua carreira chega no auge com Acústico MTV, que foi gravado para comemora 20 anos de existência do grupo, e são o único grupo a ter 20 singles em #1 lugar em todas rádios brasileiras, é 13 singles no Top 10.
Sandy & Junior, a maior dupla Pop brasileira, foi a que mais vendeu na década de 1990 e 2000. E em 2006 atingiram a marca 15 milhões de álbuns vendidos só no Brasil, mas em 2007 se separam com disco Acústico MTV. Sandy lançou o primeiro disco solo