DEBORAH
Relatório do Cápitulo 1: Leitura, texto e sentido
Concepção da leitura: A leitura é essencial para a nossa vida, e nesse contexto surgem perguntas como: Como ler? O que ler? Para que ler? Essas questões serão respondidas no decorrer do texto.
Foco no Autor: Segundo Koch (2002) a concepção da língua de um personagem correspondea sua mente e seus próprios atos. Nesse pensamento o sujeito se torna absoluto e o texto é visto como um produto feito pelo autor que será transmitido para o leitor, ou seja, a leitura é passar as informações e experiências do autor para o leitor.
Foco no Texto: O principal de uma explicação do texto, deve-se ao sistema em qual está sendo estudado o texto, de acordo com a linguística e sociedade. A língua é um código de comunicação, o texto do abriga o conhecimento nele depositado nas palavras. Para a leitura é preciso foco, o leitor tem que reconhecer o sentido da palavra e intender a ideia do texto.
Foco na interação autor-texto-leitor: Na concepção interacional da língua os sujeitos são personagens do texto, e nesse contexto há muitos detalhes que só são percebidos a partir do nível cultural/social de cada leitor, é a interpretação do texto com a ajuda de um conhecimento interno já existente.
No exemplo da tirinha de Garfield, mostra a captação da ideia do autor e assim já é formada pelo leitor uma opinião e ação para resolver aquilo que foi abordado no texto.
Com a leitura, espera-se que o leitor intenda a informação dada e adapte a ele de acordo com sua necessidade.
A interação autor-texto-leitor: Espera-se que o leitor acredite ou não nas teorias do autor, completando-as e modificando-as conforme sua necessidade para o entendimento do texto.
Estratégia de Leitura: O leitor cria um sentido para o texto conforme a informação que nele está imposto e também utilizando ideias que ele já tinha por si só, criando opiniões.
Quando há, antes da leitura, informações sobre título, autor e