DEBORA MIRIAM MACHADO historia da educa o agorinha
351 palavras
2 páginas
DEBORA MIRIAM MACHADORA 1144703
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Pólo de São Miguel do Guaporé Rondônia
1) Como era o Brasil, em termos políticos e educacionais, na década de 1930?
Com base nas minhas leituras sobre a década de 1930, foi marcada por intensos debates políticos, nos quais se demonstrava um crescente interesse pela questão educacional, Predominava o sentimento que se estava fundando uma nação. Difundia-se a crença na possibilidade de se reformar o Brasil. “República Educadora” estabeleceu a escolarização como alavanca para o progresso. , criado na sociedade brasileira da época um novo projeto de vida, o sonho da República espalhando as luzes da instrução para todo o povo brasileiro e democratizando a sociedade, considerando que a educação era um quase privilégio das camadas elevadas.
As proposições e o movimento revolucionário de 1930- fortemente centrados na visão liberal - trouxeram á sociedade brasileira uma nova forma interpretativa do processo produtivo e econômico, Confirmadas na Constituição de 1934 tais prerrogativas viriam a ser substituídas pela interpretação nacionalista de Vagas.
2) Quais as políticas educacionais do Governo de Getúlio Vargas?
O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação E Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.
Já La pelas miadas de 1945 Nessa época, o Brasil já implantava as bases da educação nacional. Até 1953, foi Ministério da Educação e Saúde. Com a autonomia dada à área da saúde surge o Ministério da Educação e Cultura, com a sigla MEC. O salário educação, criado em 1962, também é um fato marcante na história do Ministério da Educação. Até hoje, essa