Debentures e leasing
DEBÊNTURES E LEASING
Ana Rodrigues de Araujo
Paulo Furtado
| |
Curitiba
2012
| |
DEBÊNTURES E LEASING
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade 5º Período do Curso de Ciências Contábeis Turno Noite da FAC Faculdade Paranaense.
Professora: Regina
Curitiba
2012
INTRODUÇÃO
Objetiva-se identificar as formas de financiamento das empresas de capital aberto que vem utilizando a modalidade de captação de recursos representada por debêntures, verificar qual o impacto do uso dessa forma de financiamento na estrutura de capital dessas empresas.
As atividades empresariais envolvem o comprometimento de recursos no presente para produzir receitas no futuro. Uma vez que, devido à escassez de recursos é preciso associar aos investimentos medidas que gerem o fluxo positivo de receitas futuras. A busca pela maximização do retorno sobre os investimentos efetuados é um fator relevante a ser estudado. Assim o estudo das políticas de captação de recursos por meio das fontes de financiamento que melhor se adequem à atividade da empresa, visto que cada empresa possui características distintas com políticas de financiamento e de investimento adaptadas às suas atividades específicas, faz-se necessário.
Conforme a atividade e o perfil de risco, cada empresa tem um custo particular de captação de recursos seja de curto, médio ou longo prazo. Para isso busca a estrutura de capital que leve à maximização dos seus resultados.
As empresas podem se financiar de três formas: por meio de dívida (capital de terceiros), de títulos de participação – ações – (capital próprio) e de retenção de lucros obtidos em suas próprias atividades (autofinanciamento).
A combinação dessa estrutura de capital pode ser visando uma readequação para aproximá-la da estrutura ótima de capitais da qual, a empresa teria se afastado temporariamente, em consequência da taxa de juros, de prêmios gerais de risco de mercado e de crédito.