de3f9c1b 6ca0 44c1 92fd d8850e7d5686
4352 palavras
18 páginas
Gestão de Pessoas: da era clássica à era da InformaçãoDayanne Michelly Ataide Cardoso
RESUMO
A gestão de pessoas constitui-se, numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional e de grande importância estratégica, em busca da qualidade e da produtividade. Através de uma pesquisa bibliográfica foram recolhidas contribuições de diversos autores, sobre a gestão de pessoas com o intuito de proporcionar uma melhor elucidação do papel basilar dos recursos humanos nas organizações. De modo a um melhor entendimento relativamente à evolução da gestão de pessoas, foi realizada uma abordagem histórica a esta temática, bem como à gestão de pessoas no mundo contemporâneo, suas mudancas e transformacoes no cenario mundial.
Este artigo pretende refletir sobre três eras organizacionais: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação.
A era Industrial Classica tem por objetivo maior a intensificação do fenômeno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados.
Na era industrial neoclássica as transações comerciais passaram da amplitude local para regional, e de regional para internacional, tornando-se cada vez mais intensas e menos previsíveis, acentuando a competição entre as empresas. A teoria clássica foi substituída pela teoria neoclássica da administração e o modelo burocrático foi redimensionado pela teoria estruturalista.
A Era da Informacao é a época que estamos vivendo atualmente e sua principal característica sao as mudanças que se tornaram rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas.
Palavras Chave: Gestao de pessoas, Industrializacao, Recursos Humanos, Organizacao
INTRODUCAO
O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, a sua administração e o seu comportamento.
Podemos visualizar ao longo do século XX três eras organizacionais distintas: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da