De Stijl
No início dos anos 1920, um grupo de arquitetos e artistas , influenciados por algumas das idéias de Dada, formou um movimento chamado de Stijl (holandês para o estilo). Tinham uma abordagem filosófica utópica à estética, centrada em uma publicação chamada de Stijl, que apresentou as suas ideias e projetos. O fundador da publicação e líder do grupo foi Theo van Doesburg, um arquiteto. Outros participantes importantes foram Gerrit Rietveld e Piet Mondrian.
A filosofia foi baseado no funcionalismo, com uma insistência grave e doutrinária sobre a retilinearidade dos aviões, que parecem deslizar uns aos outros como painéis deslizantes. Toda a decoração de superfície, exceto cor era para ser eliminado, e apenas cores primárias puras, além de preto e branco deveriam ser permitidas.
A coisa mais importante sobre este grupo foi as suas ideias, uma vez que conseguiu construir muito poucos de seus projetos. Uma exceção importante é Schroeder Casa de Gerrit Rietveld, que é a realização mais completa da estética de Stijl. Não só a casa, mas também o mobiliário e decoração foram planejados por Rietveld. Apesar da aparentemente pequena produção deste grupo, eles seriam muito influente em estilos de design subseqüentes.
A fonte inicial de suas idéias vieram de noções sobre DaDa dispensando os pretensiosos concepção estética elitistas da era pré guerra. Alguns dos primeiros trabalhos de Frank Lloyd Wright, que havia sido publicado na Europa, em 1910, influenciado suas noções sobre a forma.Fontes japonesas