De quem é o papel do controle de qualidade?
É à produção que cabe a responsabilidade fundamental pela qualidade, e os encarregados da produção é que devem ser os especialistas na matéria da qualidade.
Controle de processo industrial
Verificar a qualidade enquanto o trabalho está sendo feito, através de exames efetuados no decorrer da produção. Cada seção de trabalho pode construir em si um posto de fiscalização.
Qualidade facilmente visível
São quadros indicativos informando aos trabalhadores, visitantes, patrões, clientes, os fatores que se medem em relação á qualidade, devendo ser fáceis de entender. Os quadros devem informar sobre os aperfeiçoamentos introduzidos nos métodos de produção e na qualidade dos produtos.
Insistência no enquadramento
A direção deverá informar à produção que a qualidade vem em primeiro lugar e quantidade vem em segundo. Não pode haver pressão da produção sobre o controle de qualidade no sentido de aprovar peças e sub-montagens.
Paralisação da linha
No Japão a qualidade recebe prioridade máxima, ficando em segundo lugar a quantidade produzida, cada trabalhador possui autoridade para paralisar a linha da produção para corrigir problemas relacionados com a qualidade. Os trabalhadores não podem ser culpados por defeitos, se não receberam autorização de seus superiores para paralisar a linha.
Fatores facilitadores
Programação inferior á capacidade plena
Evita pressões sobre os trabalhadores, poupando erros que poderiam acontecer devido a pressa.
Verificação diária das máquinas
Os ocidentais confiam de mais no departamento de manutenção. No Japão carregam as máquinas ao colo. Máquinas imperfeitas produzem peças imperfeitas.
Técnicas e acessórios
Colocação dos problemas à mostra
forçar o aparecimento dos problemas para que haja remorço em relação ao erro, mas também a alegria da descoberta de mais um problema que se poderá