Contabilidade - conceito de dva
Conceito do Valor Adicionado
O valor adicionado demonstra, ainda, a efetiva contribuição da empresa, dentro de uma visão global de desempenho, para a geração de riqueza da economia na qual está inserida, sendo resultado do esforço conjugado de todos os seus fatores de produção.
O Valor Adicionado constitui-se da receita de venda deduzida dos custos dos recursos adquiridos de terceiros. É, portanto, o quanto a entidade contribuiu para a formação do Produto Interno Bruto(PIB)do país.
A Demonstração do Valor Adicionado, que também pode integrar o Balanço Social, constitui desse modo, uma importante fonte de informações à medida que apresenta esse conjunto de elementos que permitem a análise do desempenho econômico da empresa, evidenciando a geração de riqueza, assim como dos efeitos sociais produzidos pela distribuição dessa riqueza.
Além das informações contidas nos grupos relacionados no modelo da Demonstração do Valor Adicionado, a entidade deve acrescentar ou detalhar outras linhas na Demonstração do Valor Adicionado quando o montante e a natureza de um item ou o somatório de itens similares forem de tal magnitude que a apresentação em separado ajuda na apresentação mais adequada da Demonstração do Valor Adicionado.
Obrigatoriedade e Necessidade de Elaboração da Demonstração.
De acordo com a chamada “Nova Lei Contábil”, a Lei nº 11.638/2007 de 28/12/2007 que a altera a Lei nº 6.404/776 as empresas S/A de Capital Aberto, ou seja, aquelas que movimentam ações no mercado de capitais, bem como as empresas Ltda. denominadas de “Grande Porte” com faturamento anual superior a R$ 240.000.000,00 estão obrigadas a publicar a Demonstração do Valor Adicionado.
Quanto à necessidade de elaboração da DVA surgiu tento em vista que:
a)a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) identifica apenas qual a parcela da riqueza criada que efetivamente permanece na empresa na forma de lucro, não identifica , portanto, as