De onde vem oque consumimos (plano de aula)
Objetivos
- Saber que os bens de consumo são feitos com matéria-prima retirada da natureza.
Conteúdos
- Composição de alguns materiais.
- Matérias-primas.
- Transformações da matéria.
- Exploração de recursos naturais e seus impactos sobre o meio ambiente.
- Origem e destino dos recursos naturais.
Anos
3º ao 5º.
Tempo estimado
Oito aulas.
Material necessário
Bicarbonato de sódio, vinagre, garrafas PET de 600 ml, colheres de sobremesa, gelo, fotos de diferentes objetos do cotidiano, cartões com informações sobre a matéria-prima de cada um desses objetos e vídeo Carajás: Ferro Que Vale Ouro (http://abr.io/carajas).
Flexibilização
O objetivo para trabalhar com um aluno com deficiência visual (aluno em processo de alfabetização em braile) é que ele consiga diferenciar os materiais de que são feitos objetos de uso cotidiano. Na 1ª etapa, antecipe a lista de objetos que usamos todos os dias de modo que o aluno com deficiência visual comece a prepará-la em casa ou no AEE. Em classe, coloque-o em um grupo menor (ele e mais duas crianças, por exemplo) e peça que socialize sua lista com os colegas, acrescentando outros itens que o grupo decidir registrar. Oriente os estudantes a conversar primeiro, antes do registro - isso dará ao aluno com deficiência tempo extra para a escrita em braile. Forneça a esse aluno materiais como uma borracha, um copo de vidro, um objeto de plástico e uma peça metálica e solicite que ele tente diferenciá-los e nomeá-los. Quando o grupo estiver fazendo a classificação dos objetos listados, avalie se ele acompanha a discussão. Caso você verifique que há um desconpasso entre o aluno com deficiência e os demais, solicite que a atividade seja refeita no AEE.
Na segunda etapa, prepare o espaço e a participação do aluno na experiência, posicionando em um lugar de fácil acesso aos materiais. Pegue sua mão para mostrar quais são esses itens e onde está cada um deles. Solicite aos