de Análise e Projeto de Sistemas Com UML
Rodolfo Pedro Albuquerque Andrade
1118366
Sistemas de Informação
Lista de Exercícios: Capítulo 02 – Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML
Professor: Francisco Barretto
Análise e Projeto de Sistemas II
Gama – DF
18 de setembro de 2013
1) Defina com as suas palavras o que são processos de desenvolvimento de software e quais são alguns dos objetivos destes processos. O processo de desenvolvimento de um software é uma tarefa complexa. Ela envolve alguns passos fundamentais sem os quais a realização da tarefa não seria possível. Podemos exemplifica-los como:
- O estudo dos requisitos necessários para a sua criação;
- O raciocínio que mapeará os passos até que se chegue ao objetivo desejado;
- O levantamento de questões juntamente com as suas soluções e por fim,
- Os tratamentos para as exceções que poderão eventualmente burlar a lógica algorítmica utilizada pelo programador para construir seu software. Segundo o Paradigma da Orientação a objetos, um sistema de software, funciona como um ser vivo. Ou seja, é um conjunto de células (objetos) que possui diferentes atribuições, são autônomas entre si. Mas se interagirem através do envio de mensagens, através da requisição de serviços a outras células (outros objetos), elas formam um todo – um único corpo.
2) O que é um requisito? Qual a importância da etapa de levantamento de requisitos? Podemos qualificar um requisito como um método utilizado para a resolução de um problema encontrado no desenvolvimento de um software. Ao estudarmos a criação de um software, visualizamos problemáticas que precisarão ser sanadas através da lógica de programação a fim de obtermos um produto final funcional e operante. É importante que a equipe de desenvolvimento tenha em mente os mesmos objetivos e problemáticas a serem resolvidos - e estes são os requisitos.
3) Defina requisito funcional e não-funcional. Quais são as