dds sobre as mãos
A mão é um dos principais instrumentos de trabalho do profissional. Perdê-la significa não só um grande trauma fisico e psicologico como o fim inesperado da força de trabalho do empregado.
Porém, apesar da relevancia, mais d um terço(30,2%) de todos os acidentes notificados no Brasil, atingem as mãos segundo as estatísticas do INSS. quase 10% deles saõ considerados traumáticos.
Em 2004, 7.415 trabalhadores tiveram uma ou ambas mãos amputadas; outros 2.378 sofrerão lesão por esmagamento. Naquele ano, os acidentes mais comuns foram os ferimentos d punho e da mão (14%), as fraturas (7%) e os traumatismos (5,2%).
Estes indices são preocupantes, e torna-se necessário à conscientização de nossos funcionários. Por isso fiquem atentos as seguintes recomendações.
1. identifique os riscos para as suas mãos antes do inicio de cada tarefa;
2. não oper nenhuma máquina sem conhecê-la antes;
3. identifique os materiais antes de manipulá-los, checado se são agrecivos ou não;
4. faça o uso de luva adequadas para cada tipo de trabalho;
5. cuidado ao manusear facas e estiletes;
6. use chaves e ferramentas de maneira adequada;
7. comunique ao seu chefe ou encarregado se constatar alguma ferramenta defeituosa;
8. identifique e mantenha as mãos longe de pontos de agarramento (correias, polias, engrenagens, cilindros, cabos de aço e tambores.)
9. não explore buracos, passagens, nem o interior de equipametos com as mãos;
10. luvas devem ser utilizadas de acordo com a atividade. Não se esqueça de que você pode se ferir mesmo portando EPI's;
11. não use anéis , pulseiras ou relógios em nenhuma atividade industrial.