DCASP – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PUBLICO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DCASP – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PUBLICO
Equipe:
ALINE HAUCK JARDIM
CARLA PEREIRA DE SOUZA CAMPOS
FABIANA DE SOUZA LEMES
MATHEUS ANCHIETA GONÇALVES MELO
THAIS STEPHANE GONZAGA
Belo Horizonte
Novembro – 2014
INTRODUÇÂO
As demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil da entidade em um determinado período. Essas demonstrações servirão para expressar a situação patrimonial da entidade auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão.
Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados."
As demonstrações contábeis assumem papel fundamental, por representarem importantes saídas de informações geradas pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, promovendo transparência dos resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial do setor público e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
Assim, as demonstrações contábeis das entidades definidas no campo de aplicação da contabilidade do setor público, disciplinadas por esta Parte, incluindo as exigidas pela Lei nº4.320/1964, são:
a) Balanço