Days of Summer
Mariana Souza
Days of Summer (500 dias com Summer)
O filme Days of Summer (500 dias com Summer) é uma comédia romântica lançado em 2009. A história da obra ocorre em Los Angeles e, mostra um protagonista masculino e seu olhar fracassado de um relacionamento. Tom Hansen redator de cartões de felicitações relembra os 500 dias passados juntos com a sua namorada Summer no intuito de entender o porquê de o relacionamento não ter dado certo. Mas a intenção do filme não é contar uma história de amor e sim falar de amor.
O filme começa com um aviso bastante importante que diz o seguinte: "Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência… Especialmente você, Jenny Beckman …". A princípio fique meio sem entender quem seria está mulher citada pelo narrador, já que o mesmo afirmou anteriormente que o filme era uma ficção. Mas, então, porque ele teria feito essa referência feminina?
Ao pesquisar sobre a construção, criação e enredo da obra descobri que o co-roteirista do filme, Scott Neustadter, admitiu que o filme baseou-se em um romance real. Em uma entrevista, ele explicou que, quando conheceu a garota que inspirou a personagem Summer , estava se recuperando de uma separação bastante dolorosa, e que acabou se apaixonando por uma garota que retribuiu os seus beijos, mas não o seu apreço. O que acabou o levando a co-escrever o filme com Michael H. Weber.
Days of Summer tem um enredo de estrutura não linear, com saltos de vários dias dentro de um período de 500 dias de relacionamento dos personagens Tom e Summer. No entanto, essa discrepância temporal não dificulta o entendimento, a mensagem do filme que é narrar à história do casal.
Como o filme não segue uma sequência temporal, cada cena é introduzida através de um cartão título que mostra a vida do casal durante os 500 dias, o que deixa o público ainda mais interessado e surpreso, afinal é quase impossível prevê qual será a cena seguinte.
O filme tem um grande diferencial, pois ele