dawda
Quando saí com minha primeira moto da conscessionária para o trânsito, o conhecimento que eu possuía do assunto se resumia à instrução ridícula que é fornecida nas motoescolas brasileiras mais alguns conselhos de amigos. Graças a Deus consegui passar por aqueles meses iniciais sem incidentes sérios.
Foi muita sorte, também, ter encontrado esse livro. Vendo as informações contidas aqui e discutindo-as com outros motociclistas, comecei a perceber que a quantidade de acidentes envolvendo motos não é consequência apenas do fato de andar de moto ser perigoso. Há muita desinformação. Da mesma forma que tem gente que joga pelada desde moleque e desconhece princípios básicos do esporte, há pessoas que andam de moto há décadas e não sabem o que é um contra-esterço, ou que usam principalmente o freio de trás.
Essa não é a tradução integral do livro. O original tem 256 páginas. Resumi o quanto pude, mas não mudei o conteúdo. Principalmente, omiti alguns casos, escrevi de um jeito um pouco mais direto e cortei algumas partes técnicas relativas ao funcionamento da moto. Quem é o autor, DAVID L. HOUGH? É um motociclista com décadas de experiência e que publicou seu primeiro artigo em 1972 e continua escrevendo até hoje. Esse livro é uma fusão de artigos da série “Proficient Motorcycling”, escritos por ele ao longo de anos, em revistas de motociclismo. Essa série ganhou vários prêmios, sendo que, pela Motorcycle
Safety Administration, foi premiada duas vezes. Então, vá com fé, porque a fonte da informação é mais que confiável.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUE VÃO LHE AJUDAR NESSA LEITURA:
- Para facilitar seu treinamento, reuni todos os exercícios em um apêndice no final do livro.
Quando houver um exercício relativo ao capítulo que você está lendo, você encontrará a legenda “EXERCÍCIO TAL” e basta ir no apêndice.
- Se você não tem muito saco para ler e costuma deixar livros pela metade, te aconselho a ler, pelo menos, o capítulo 1 – RISCO. As