dawd
ISSN 1981-3708
Restauração Indireta Onlay: Seleção do Sistema Cerâmico e
Cimentação com Cimento Auto-adesivo – relato de caso clínico
Indirect Restoration Onlay: Selection of System Ceramic and Luting Cement With Self-adhesive - a case report
Camila O. RIBEIRO1, Larissa S. R. VILANOVA1, Lorena S. VAZ1, Paula C. CARDOSO2
1 - Graduandas da Universidade Federal de Goiás (UFG).
2 - Doutora em Dentística Restauradora pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina e professora substituta da UFG.
RESUMO
Introdução: O estágio atual dos materiais dentários, especificamente os cimentos resinosos e sistemas cerâmicos tem proporcionado uma ampliação do uso das restaurações adesivas estéticas indiretas. Estas têm se destacado pelas excelentes propriedades ópticas, maior facilidade de restabelecer contorno e contatos proximais durante a confecção da restauração no laboratório, diminuição da contração de polimerização e a maior resistência. Objetivo: Apresentar a sequência clínica de execução de uma onlay cerâmica com ênfase na seleção do sistema cerâmico e cimento resinoso. Relato: Paciente J.C.F.A, 16 anos, apresentou-se na Clínica da Faculdade de Odontologia da UFG com extensa restauração de amálgama e fratura da cúspide dis-
INTRODUÇÃO
Crescentemente, restaurações indiretas inlay/onlay utilizando materiais estéticos vem sendo utilizadas em dentes posteriores1-3. Estas são indicadas quando os dentes apresentarem cavidades que variam de média à extensa. Também quando há necessidade de substituir restaurações que falharam e/ou ocorreram fratura de uma ou mais cúspides1.
A cerâmica odontológica representa uma interessante opção para restaurações estéticas no tratamento de dentes posteriores devido as suas propriedades ópticas, maior facilidade de restabelecer contorno e contatos proximais durante a confecção da restauração fora da boca, diminuição da contração de polimerização e uma maior resistência4.
No