David hume
Quem foi? * Edimburgo, 7 de Maio de 1711 — Edimburgo, 25 de Agosto de 1776).
* Foi um filósofo, historiador e ensaísta escocês que se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico.
* Considerado um dos mais importantes pensadores do chamado iluminismo escocês e da própria filosofia ocidental. Foi importante no desenvolvimento do pensamento contemporâneo.
Definição de empirismo: * Empirismo: corrente filosófica que defende que é a experiência, isto é, o conjunto das sensações ou impressões, que está na origem daquilo a que chamamos conhecimento, ou seja, todo o conhecimento provém dos sentidos; por isso, embora possamos, por combinação de determinadas ideias elaborar ideias de seres que não temos nenhuma impressão, não podemos, no entanto, afirmar a sua existência fora da mente.
* Exemplo: As características da maça são um conjunto de impressões simples, como por exemplo a cor, cheiro e o sabor. Reunindo-se estas características obtemos a impressão complexa- Maçã. Com base nisto, qualquer ideia (Primária ou secundária) tem portanto origem numa impressão e deve poder relacionar-se com a impressão correspondente.
* A ideia do cavalo alado: corresponde à ideia de cavalo e de um animal com asas. Resumindo, esta ideia resultou do trabalho da mente e é falsa por não existir nenhuma experiência sensorial desse animal.
Divergências: * Hume opôs-se particularmente a Descartes e às filosofias que consideravam o espírito humano desde um ponto de vista teológico-metafísico.
* Tese de descartes de que a extensão (res extensa) seja uma ideia produzida pela mente, em vez de ser uma impressão proveniente de uma experiência sensorial.
Teorias do Conhecimento
* A obra em que o filosofo apresentou as suas teses foi “Investigação Sobre o Entendimento Humano”.
“Investigação sobre o Entendimento Humano”
* Com vista a refutação da filosofia cartesiana, começa por caracterizar a dúvida