Data De Nascimento
Morreu na índia (cochim) a 24 de Dezembro de 1594
Foi navegador e explorador português
Vasco da gama foi importante na era dos descobrimentos por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a índia. No fim da vida foi por um breve período vice-rei da índia. Era filho legítimo de Estêvão da gama e D. Isabel Sodré.
Pouco se sabe sobre o inicio da vida de Gama mas acredita-se que terá estudado em Évora onde poderá ter aprendido matemática e navegação. Para inaugurar uma rota de comércio com fins lucrativos para o Oceano indico D. João I inicialmente pediu a Estêvão de Gama (pai de Vasco da Gama), todavia ambos morreram em Julho de 1497 então ficou no comando do novo rei D. Manuel de Portugal que passou a tarefa para Vasco da Gama visto que o mesmo conseguiria desempenhar-se bem e proteger o comércio de Portugal. Depois do sucesso da viagem recebeu o título de almirante-mor dos mares da índia. Foi sepultado na igreja de S. Francisco (cochim) porem os seus restos mortais durante os anos mantiveram-se em transladação passando ate para o mosteiro dos Jerónimos. A viagem de Vasco da Gama deixou claro o quanto importante a costa leste de África é para os portugueses visto que a comercialização de especiarias viria a ser um trunfo para a economia de Portugal, os portos da índia forneceram agua potável, madeira para reparos e como abrigo para os navios esperarem (aguardando ajuda ou a brigando-se de ataques).
Vasco da Gama casou com D. Catarina de Ataíde e teve sete filhos sendo que alguns acabaram mesmo por desempenhar importantes cargos no oriente.