dasdsa
- Coesão -Coerência -Informatividade, -Intertextualidade -Intencionalidade -Argumentatividade -Situacionalidade
- Quais as funções dos elementos de textualidade?
Para escrever é preciso planejar, utilizar cuidadosamente as palavras, articulá-las no texto para que não haja incompreensão por parte do leitor. Logo os elementos textuais quando bem utilizados na escrita colaboram para a clareza textual.
Coesão – É o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre orações referentes a um período, fazendo com que, esteticamente, os parágrafos se apresentem de forma harmoniosa, tornando o texto agradável à leitura.
A coesão de um texto depende muito da relação entre as orações que foram os períodos e os parágrafos. Os períodos compostos precisam ser relacionados por meio de conectivos adequados, se não quisermos torná-los incompreensíveis.
Para cada tipo de relação que se pretende estabelecer entre duas orações, existe uma conjunção que se adapta perfeitamente a ela. Por exemplo, a conjunção MAS só deve ser usada para estabelecer uma relação de oposição entre dois enunciados. Porém, se houver um relação de contradição ou ideia de concessão, a conjunção deverá ser outra: EMBORA. Se não for assim, o enunciado ficará sem nexo.
(será que vão exigir os tipos de coesão?????????nomenclaturas chatas. Investigar nas provas antigas de PSTV.)
Vejamos alguns mecanismos de coesão:
1- Emprego adequado de tempos e modos verbais:
Ex: Embora não estivessem gostando muito, eles participavam da festa.
2- Emprego adequado de pronomes, conjunções, preposições, artigos:
Ex: O Papa João Paulo II visitou o México. Na capital mexicana Sua Santidade beijou o chão. As pessoas tinham a certeza de que o papa lhes guardava respeito e as amava.
3- Emprego adequado de construções por coordenação e subordinação:
Ex: “Amanhece. Poucos barulhos se