dasdad
A Humanização e Democratização da Administração
Fortaleza – Ceará
2014
As origens da Teoria das Relações Humanas são:
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos como consequência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo, Kurt Lewin, Fritz J. Roethlisberger, George C. Homans, dentre vários outros colaboradores.
A Teoria das Relações Humanas tem como suas origens nos seguintes fatos: Necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo, por isso, revelou-se um movimento voltado para a democratização dos conceitos administrativos.
A Teoria Clássica pretendeu desenvolver uma filosofia empresarial, uma civilização industrial, no qual a tecnologia e o método de trabalho fossem as preocupações básicas do administrador, apesar de sua hegemonia, seus princípios nem sempre foram pacificamente aceitos. Com isso a Teoria das Relações Humanas nasceu para corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos.
Com essa desumanização do trabalho, Mayo realiza uma experiência entre 1927 e 1932 que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.
Experiência de Hawthorne
Objetivo
Em 1924, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre a produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos pressupostos da Administração Científica.
Em 1927, o Concelho Nacional de Pesquisa iniciou uma experiência na fábrica de Western Electric, situada no bairro Hawthorne da cidade de Chicago, Condado de Cook, estado de Illinois, contratou uma equipe de Harvard (Elton Mayo- médico especializado em psicopatologia e Fritz Roethlisberger) para conduzir experimentos relacionando produtividade e condições físicas de trabalho e estendeu-se à fadiga, aos acidentes no