politica
O recém-empossado Primeiro Ministro britânico, Gordon Brow, afirmou que a ‘’política antiga’’, baseada no ‘’debate restrito entre o que fazem os Estados e omercado’’, estava corroendo os serviços públicos, as comunidades e as famílias. A Nova administração teria como objetivo criar uma ‘’política de objetivos comuns’’, que haveria de ultrapassar oslimites partidários. Ainda que de extraordinário nada houvesse, pessoas interessadas em política que não se limitavam a dissecar os últimos pronunciamentos dos ‘’nossos lideres’’ logo perceberam que o novotipo de política proposto por Brown fazia ecoar temas da historia do pensamento político ocidental tão fortemente que se tinha a impressão de que o próprio sentido ‘’novo’’ estaria comprometido.
Aidéia de que os talentosos deveriam governar tem origem na Republica de Platão. E mais, a proposta de ampliar e aprofundar a participação perpassa toda a tradição cívico-republicana de pensamentopolítico, a qual tem raízes nos tempos de Roma.
Filosofar sobre política significa pensar alem do vaivém das opiniões políticas no dia-a-dia, mas é importante dizer que a filosofia política precisamanter os pés no chão nas questões, movimentos e debates contemporâneos. Essa conexão com acontecimentos que estão ocorrendo e o desejo de entender o movimento constante das dunas da nossa vida coletiva,coloca a ‘’política’’ na filosofia política. A ênfase de Brown no valor intrínseco da comunidade, apesar da rica sonância com escritos de autores clássicos, precisa ser entendida também como respostaaos prementes problemas do presente que resultam de novos fenômenos WINOCK, Michel. As ideias políticas. In: RÉMOND, R. Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. P. 271-294.
Maiara Caliman Campos Figueiredo
A ideia principal do autor foidescrever a evolução da história das ideias políticas, identificando basicamente dois momentos bem característicos. Um primeiro momento marcado pelo