darkcity
*Inevitably
*Shadows and light.
*As Rene Descartes would say : “ I think, therefore I am”
*Each one of us is born original and dies as mere copies.
*Only a dead fish goes with the flow
*Life start when we leave the confortable zone
Este é um filme que estava à frente de seu tempo. Mais precisamente 1 ano à frente de seu tempo. As platéias não estavam preparadas para encarar este tema de "realidade que não é realidade" até verem The Matrix, em 1999. Pode-se dizer que Cidade das Sombras pega o tema de Matrix e o aprofunda 3 vezes mais.
Ele queria SIM fazer um filme confuso,para colocar a platéia na mesma situação de John Murdock, o personagem principal,que começa o filme sem memória.
O filme começa de fato com ele saindo nú de uma banheira. O diretor explica: "Ele nasce no começo do filme. Vêm ao mundo do mesmo jeito que uma criança faz". os dois filmes procuram dar a idéia de útero
O número da sala do hotel onde John (João) Murdock está hospedado no começo do filme é 614. Na bíblia, João 6:14 fala da vinda do Messias.
Começando pela instigante história de John Murdoch (Rufus Sewell), um herói atípico que, sem lembrança alguma de seu passado, acorda em lugar desconhecido e aparentemente inóspito, onde as coisas não funcionam da forma que deveriam. Com a ajuda do letárgico Dr. Daniel (Kiefer Sutherland), Murdoch se descobre preso em um mundo novo, repleto dos autodenominados "estranhos", que aplicam infindáveis testes em busca da proliferação de sua raça. Mas Murdoch é a peça chave para a libertação desta cidade que a muito não vê a luz do sol. Como prêmio final: um possível recomeço, tendo ao seu lado a "nova" e amável esposa Emma (Jennifer Connelly).
O primeiro elemento que define o filme gnóstico é o aspecto da gnose que poderia ser sintetizada na seguinte frase: tudo do que o protagonista necessita já está no interior da sua