Danças típicas da Colômbia
Cúmbia
A palavra cúmbia vem de cumbé, que significa festa. Cúmbia é a música típica nacional da Colômbia. De início, surgiu nos guetos das grandes cidades colombianas, sendo que até hoje é uma categoria popular da música.
As referências às diferentes culturas hoje presentes no território colombiano são notáveis na cumbia. Ritmo que não somente é musical, mas também dançante, a percussão remete aos ritmos dançados pelos africanos; as flautas e outros instrumentos de sopro, aos ritmos musicais ameríndios; o canto e os versos, herdeiros de músicas trazidas pelos espanhóis ao país.
A cumbia tradicional, como dança, é um ritmo considerado sensual, com muitos movimentos corporais; ademais, há grupos que se apresentam com vestimentas tradicionais, semelhantes a várias danças trazidas pelos espanhóis, como o chapéu, a camisa e a calça brancas dos bailarinos; assim como os vestidos com estampas de flores e a maquiagem forte das mulheres, além das danças coreografadas dançadas em grupo.
Bambuco
O Bambuco é um ritmo típico colombiano herdado dos quechuas, que tinham o hábito de interpretar enquanto faziam cerâmica; chegou-se a esta conclusão devido ao fato de a palavra bambuco derivar etimologicamente de wampu (canoa, balsa) e puku (vaso) dando lugar a wampu puku (vaso em forma de canoa). Com a chegada dos espanhóis, como estes não entendiam a pronúncia correcta, converteram-na em : wanpuku, o que derivou para Bambuco que é a palavra mais comum hoje em dia.
Dança de ritmo moderado num compasso de ¾ o de 6/8 (ou alternados), com letra escrita em versos octassílabos. As melodias constam de uma, duas ou três partes de acordo com o poema. O passo mais simples da dança executa-se colocando um pé diante do outro que apenas está apoiado na ponta, fazendo-o resvalar nessa posição, retrocedendo num pequeno salto. A coreografia é, no entanto, mais complexa e estruturada, figurando a corte feita pelo rapaz à rapariga (e vice-versa), em pequenos