Danças Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste é umas das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE em 1969.
É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país e a cidade mais populosa da região.
Na região Centro-Oeste a população foi formada a partir dos povos indígenas, pelos brancos vindos de outras regiões e pelos os negros. Cada etnia já possuía uma cultura de suas raízes e foi mesclando uma nas outras até que surgiram as manifestações culturais, artísticas e religiosas. O folclore local é marcado pela pluralidade de danças,cantos, lendas e crenças.
Cavalhada
Uma festa que relembra o domínio do cristianismo na região hoje formada por Portugal e Espanha representada por uma falsa batalha entre mouros e cristãos. Em Goiás, a mais famosa ocorre em Pirenópolis.
Cururu
Canto formado por trovas repentistas, chamadas originalmente de carreiras ou linhas, cantadas por vários caminhantes em agradecimento a um santo. É realizado em Mato Grosso.
Palminha
Modalidade de quadrilha rural muito apreciada, principalmente em Goiás. Dançam aos pares, soltos. A coreografia desta dança faz referência ao caminho da roça.
Catira
Realizada por homens, e atualmente já existem grupos com integrantes femininas, que, estando em frente um para o outro, sapateiam e batem palmas no ritmo da viola.
Siriri
Praticada na cidade e na zona rural, tem presença indispensável em festas, batizados, casamentos e festejos religiosos. É uma dança que lembra celebrações indígenas. É dançada por homens, mulheres e também crianças.
DANÇAS POPULARES
• Danças que se originam de causas políticas ou acontecimentos destacados do momento.
• Difere-se da dança folclórica por ser uma manifestação do momento, enquanto a folclórica é uma tradição que se mantém através dos tempos e é originada por festas ligadas à natureza, fatos históricos, acontecimentos religiosos ou tradição cultural transmitida de geração para