Dança do leste
Amanda Ramiro
Este trabalho tem o objetivo de explicar um pouco da dança do leste ou dança do ventre como é conhecida aqui no Brasil . Vamos falar um pouco de seu nome e significado , sua pioneira aqui no Brasil , seguida de uma entrevista com a Bailarina Renata Lobo , alguns ritmos e danças , seguidas de imagens .
londrina 2014
A Racks el Sharqi ou Belly Dance conhecida aqui no Brasil , como DANÇA DO VENTRE , existe a milhares de anos . A muitas teorias sobre suas origens, uma delas é que sua raiz é na Índia e que foi difundida pelos ciganos, que a espalharam pelo ocidente . Outra é que ela veio do Antigo Egito também acredita-se que a dança existiu como forma de arte nas cortes , tanto no império romano quanto no império otomano , nessa época acredita-se que a dança tenha se difundido por todo mundo árabe.
Racks el Sharqi quer dizer dança do leste, depois esse nome foi traduzido pelos franceses como danse du ventre e pelos nortes americanos como belly dance .
A história da dança do ventre é recente aqui no Brasil , coisa de uns 50 anos para cá , e pode se dizer que ele teve seu inicio quando os primeiro árabes chegaram aqui , que foi por volta de 1880 , muitos deles ficaram no estado de São Paulo , mais especificamente na capital. Muitas bailarinas acreditam que a Shahrazad Shahid Sharkey que chegou por volta de 1957 foi a pioneira da dança do ventre no BRASIL .Sua dedicação a dança do ventre , alem de incluir a formação de grandes bailarinas e professora inclui-a sempre uma luta pela valorização e nunca pela sua vulgarização da dança , em seu livro ela fala "uma bailarina não deve aceitar que os homens coloquem dinheiro no seu corpo. Eles dizem que é um costume, mas isto não é verdade. O corpo da mulher é sagrado e o povo deve assistir a essa dança com muito respeito e admiração"(p. 5 e 6).
A dança do ventre ao longo dos anos teve varias modificações , o principal foi a inclusão de movimentos de