daniel
Daniel era um príncipe de Judá, quando aos seus 18 anos foilevado cativo para a Babilônia. No capitulo em questão o autor dá detalhes do caráter e modo de vida de Daniel vivendo como escravo, o mesmo utiliza trechos da bíblia para fazer referencias. Além dosdetalhes do caráter e vida de Daniel o autor também fala sobre o povo de Israel e seus reinos. O povo de Israel foi entregue como cativos aos seus inimigos por causa de seus pecados, mas Deus em suainfinita misericórdia operou para que os mesmos retornassem em liberdade a sua terra.
Daniel era um homem amado pelo céu, honroso a Deus e escolhido por Deus para que o mesmo lhe mostrasse o queaconteceria no futuro. Logo Daniel foi capacitado por Deus para ser um Profeta. O capitulo aborda o assunto das profecias para o tempo em que vivemos e que ainda há varias profecias a serem cumpridas assimcomo algumas já se cumpriram.
A estátua
Podemos ver no capitulo 4, que o Arilton Oliveira, faz uma comparação de um sonho que teve ao sonho de Nabucodonosor, rei de Babilônia em 603 a.C. Ariltonfala sobre o temor ou alívio que um pesadelo ou sonho ruim pode causar a um indivíduo quando acorda logo após o mesmo. No caso de Arilton um alívio, quando acordou e descobriu que seu carro não haviasido roubado, mas no caso de Nabucodonosor que teve uma imensa angustia e temor por não se lembrar do sonho e não saber seu significado. Essa visão sobre sonhos e interpretações ainda podemos ver nosdias de hoje, mas com uma única diferença, não recorremos mais a sábios e magos, hoje em dia as pessoas consultam ciganos ou mesmo na internet podemos achar os significados para os