Daniel craig
“O Civismo”
Isis Gonçalves
Nº18, 10º2
Professora Delmina Baptista
O Civismo
O civismo refere-se a atitudes e comportamentos que os cidadãos manifestam no dia-a-dia, na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura e respeito pelos outros e por nós próprios.
Na aulas de formação cívica foram abordados diversos temas dentro do civismo, são eles:
* O respeito pela diferença; * Como lidar com o não; * Regras da sala de aula (comportamentos e atitudes); * Gestão de conflitos.
O respeito pela diferença
A intolerância é um acto de falta de cultura . Todos temos de aprender a respeitar os outros por muito diferentes que sejam, faz parte do civismo. A cada dia que passa nota-se que o racismo e a xenofobia crescem em Portugal e no mundo, que é exactamente o oposto do que se devia de suceder. O respeito pela diferença é essencial à própria condição humana. O contacto com outras vivências e outros modos de ser e estar na vida promove o enriquecimento humano. É necessário respeitar a dignidade dos outros!
Como lidar com o não
Saber recusar pedidos e ser sincero ao dar opiniões dizendo “não” é vital para manter o controlo da nossa vida e ser verdadeiro com nós próprios e com os outros tanto em ambientes pessoais como profissionais. Porém, nem todas as pessoas estão preparadas para receber e lidar com um “não” mais direto. Sendo assim, pode-se recorrer a algumas outras formas de passar esta mensagem a alguém ou procurar ser mais gentil ao usar esta palavra. Como por exemplo:
* Tentar colocarmo-nos no lugar dessa pessoa e compreender o porquê da recusa; * Acalmarmo-nos e argumentar de maneira a mudra a opinão da pessoa; * Simplesmente concordar com a pessoa que até pode ser o caminho mais acertado.
Regras da Sala de Aula