Introdução a economia
1. O que você entendeu por liquidez?
Liquidez é a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, ou seja, é a facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro. O grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor mede a sua liquidez. Um ativo é tanto mais liquido quanto mais fácil for transformá-lo em dinheiro vivo, ou seja, a liquidez pode ser entendida como a medida de interesse que o mercado tem em negociar esse ativo. Ela pode variar conforme o tipo de investimento feito pela empresa, as suas perspectivas de lucro e as conjunturas econômica, nacional e internacional.
2. O que diferencia moeda de outros ativos existentes na economia?
O que diferencia a moeda dos outros ativos da economia é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações.
3. Quem é o responsável por definir os rumos da política monetária no Brasil? A Política Econômica Global do Governo sendo executada pelo Banco Central.
3. Explique como a política monetária anda afetando a sua vida e a de sua família. Através da política monetária que são estabelecidas as taxas de juros, crescimento da produção e do emprego e a estabilidade dos preços. 5. Por que os bancos comerciais mantêm recursos financeiros depositados no Banco Central? Um dos quatro instrumentos clássicos de política monetária que o Banco Central controla são os Depósitos compulsórios ou reservas compulsórias, esse depósitos não são opcionais, são obrigatórios, ou seja, os Bancos Comerciais , além de possuírem os chamados encaixes técnicos (o caixa dos Bancos Comerciais), são obrigados a depositar no BACEN um percentual determinado por este sobre os depósitos a vista.
Os Bancos Comerciais, além de possuírem os chamados encaixes técnicos (o caixa dos bancos comerciais), são