Daiany Almeida Zell1 fichamento

5223 palavras 21 páginas
Trabalho de Ciência Política TITULO:O PRINCIPE AUTOR: MAQUIAVEL NICOLAL
CREDENCIAIS DO AUTOR : •Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469.
• Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”
•Morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Professor: José Everton da Silva
Nome Completo do (a) Acadêmico (a): Daiany Almeida Zelli.
CAPITULO I-DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS, E QUANTAS SÃO AS MANEIRAS EM QUE SE ADQUIREM
1.0 Classificam-se o Estado em dois tipos: repúblicas e principados.
1.1 Os principados podem ser hereditários ou feudais recentemente, que por um tempo podem ser novos todos novos ou anexações.
1.2 Os domínios que são adquiridos a sujeição, ou seja, livre, e são adquiridos de tropas alheias ou próprias, pela sorte ou valor.
CAPITULO II – DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
2.0 Destaca-se a menor dificuldade em manter Estados herdados, visto que os súditos estão acostumados à família reinante.
Maior dificuldade se encontra em manter monarquias novas. Deve-se evitar, neste caso, transgredir os costumes tradicionais e saber adaptar-se a circunstâncias imprevistas.
2.1 Se um príncipe conquista determinado Estado e tenta mudar seus costumes, corre o risco de o povo revoltar-se contra ele, o que pode gerar conspirações apoiadas pela grande massa – o povo. Deste modo, o príncipe respeitando a cultura local, se manterá no poder; a menos que, como diz Maquiavel, uma força excepcional o derrube, porém, se tal fato ocorrer, poderá reconquistá-lo na primeira oportunidade oferecida pelo usurpador.

2.3 "[...] qualquer alteração na ordem das coisas prepara sempre o caminho para outras mudanças, mas num longo reinado os motivos e as lembranças das inovações vão sendo esquecidos."

CAPITULO III - DOS PRINCIPADOS MISTOS
3.0 Cita o autor o Rei Luiz quando da tomada de 1/3 do território da Itália tendo-se entregue a ele vários territórios governados por seus líderes, esta

Relacionados