Dados no varejo
Alexandre Medeiros Rodrigues
1. Introdução
O conceito de Cadeia de Suprimento (Supply Chain) é amplamente utilizado pelas empresas de ponta na área de logística. Neste contexto, são observadas as interfaces entre empresa, fornecedores e clientes, tanto com relação a fluxos de produtos, de informações e financeiros.
O modelo conceitual do processo integrado de decisão da Cadeia de Suprimento foi proposto por Bowersox & Closs e está esquematizado na Figura 1.
| |
|[pic] |
|Figura 1 - Processo Integrado da Cadeia de Suprimento |
Neste modelo, a estruturação do sistema logístico inicia-se através de 4 decisões tomadas junto a profissionais de marketing:
Produto: Quais produtos serão postos à venda? Qual o mix de produtos a ser colocado em cada região de vendas?
Promoção: Quais políticas de promoção e descontos serão dadas para cada produto em cada região?
Preço: Qual nível de preço será praticado para cada produto em cada região de vendas?
Praça/Serviço ao cliente: Como será feita a distribuição do produto? Quais locais serão atendidos? Qual o nível de exigência mínima para atendimento? Qual a periodicidade de atendimento? Qual o nível de serviço em termos de disponibilidade de produto que será praticado para cada região/tipo de cliente?
Desse modo, a partir das definições tomadas acima, todas as funções de logística serão planejadas e estruturadas para o atendimento dos diferentes níveis de serviço propostos. Além disso, temos como meta a busca do atendimento dos diferentes níveis de serviço ao menor custo logístico total possível. Um menor custo total