Dadd
Introduçao
1. Justificativa
As Angiospermas ou angiospérmicas (do grego: angeos ("bolsa" e sperma ) - "semente") são plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Também conhecidas por magnoliófitas ou antófitas, são o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies.
2.desenvolvimento
Fisiologia das Plantas Angiospermas
Água e vários tipos de nutrientes minerais extraídos do solo pelas plantas são levados até as folhas, onde serão utilizados em diversas reações vitais. A solução constituída de água e de nutrientes inorgânicos que se desloca das raízes para as folhas é chamada seiva bruta
Transporte da seiva bruta no xilema
O movimento de subida da seiva bruta das raízes até as folhas pode depender de pelo menos três fenômenos: capilaridade, pressão positiva da raiz e transpiração.
Capilaridade:
É um fenômeno físico que resulta das propriedades de adesão e de coesão manifestadas pelas moléculas de água. A água sobe espontaneamente por um tubo de pequeno calibre porque suas moléculas, eletricamente carregadas, têm afinidade pela superfície do tubo. Além disso, as moléculas de água mantêm-se coesas, isto é, unidas entre si, devido às pontes de hidrogênio que formam. A água pára de subir no tubo capilar quando a força de adesão torna-se insuficiente para vencer o peso da coluna líquida. A capilaridade é suficiente para elevar a seiva bruta a porco mais de meio metro acima do nível do solo.
Pressão positiva da raiz:
Os sais que penetram na raiz são continuamente bombeados para dentro do xilema, e seu retorno ao córtex, por difusão, é dificultado pelas estrias de Caspary. A diferença de concentração salina entre o cilindro central e o xilema forca a entrada de água por osmose, que gera a pressão positiva da raiz. Esta faz a seiva subir pelos vasos xilemáticos.
Para os cientistas a pressão positiva da raiz não desempenha papel importante na ascensão da seiva bruta,