Dadaismo e surrealismo
Dadaísmo
51.Placa comemorativa do
Cabaret Voltaire
Surgiu entre 1916 e 1922. 5 de Dezembro de 1916 é a data oficial do nascimento do Dada, com a abertura do
Cabaret Voltaire.
A palavra Dada significa não só “cavalo de madeira” ou “vertiginoso”, mas também “hotentote” (pessoa de cultura ou inteligência limitada).
A revolta dadaísta foi uma manifestação de repugnância, ansiedade e desespero em face de um mundo onde “tudo funciona bem, só que as pessoas deixaram de funcionar”, como disse o autor Hugo Ball. O Dada foi mais do que a brincadeira grosseira com que ocasionalmente se manifestou. Os artistas promoveram a não estética, o ilógico, a autocontradição e o descartável.
Dadaísmo
A sua revolta uniu uma série de artistas e escritores internacionais originários de uma sólida classe média. O movimento procurava chocar um público mais ligado a valores tradicionais e libertar a imaginação via destruição das noções artísticas convencionais. Nenhuma corrente do século XX foi tão global como o Dada.
O Dada não foi um estilo nem um programa filosófico ou estético; foi uma série e atos individuais, anárquicos, desferidos em resposta a um mundo coletivo e terrorista. Foi uma erupção cheia de agressividade, de ímpeto, atividade e movimento, cuja vitalidade pôs todo o passado em questão.
O movimento tomou emprestado elementos de movimentos artísticos antecedentes: técnicas de colagem do cubismo e a autopublicidade do futurismo.
Dadaísmo
1.Hugo Ball
Hugo Ball tinha o objetivo de mostrar ao mundo que existiam pessoas com ideais diferentes dos da sociedade em geral.
O filósofo e romancista protestou contra o humilhante fato de haver uma guerra em pleno século XX, fazendo-o questionar-se acerca dos valores tradicionais.
3.Fotografia de Hugo Ball apresentando o poema sonoro “Elephant Caravan”.
2.HUGO BALL: Poema Karawane.
HUGO BALL
Dadaísmo
4.Man Ray, em seu estúdio, 1923
Man Ray foi um