dadadadad

320 palavras 2 páginas
Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM
Curso: Direito CIÊNCIA POLÍTICA - dependência
Prof. PAULO SÉRGIO MOREIRA DA SILVA

ATIVIDADE SÁBADO 22/03/2014

1) Defina o conceito de Poder Social
O Poder social, como já diz o nome, está em meio à sociedade. É a capacidade de um coletivo realizar influência social, ou seja, influenciar uma ou mais pessoas, de forma comunicativa, harmônica, ou até repressiva.

2) Explique o que foi o anarquismo de catédra.
Manifestação anarquista, de pouca expressão prática, é o chamado anarquismo de cátedra, que se limita a negar, teoricamente, a necessidade e a legitimidade do poder, admitindo-se apenas como um fato, mera expressão de superioridade material

3) Qual a posição de Marx em relação ao anarquismo?

Como se sabe, o Anarquismo é um sistema filosófico que prega o fim do Estado e doutras instituições que normatizam a vida do homem, tais como a família, a Igreja, o Partido Político etc. Argumentam seus adeptos, que todas as formas de governo interferem negativamente na liberdade individual e que por isso devem ser substituídas pela cooperação entre os cidadãos.
Para MARX, essa visão ingênua de se acabar com o Estado “por decreto” não se sustenta por sua própria ingenuidade. Por se imaginar utopicamente que o homem deixe de ser comandado pelo seu egoísmo animal, para se tornar um Ser orientado apenas pelo sentimento fraternal.
Por isso, para ele não se deveria propor o fim do Estado, mas, sim, o fim das iníquas condições socioeconômicas que o fazem ser necessário enquanto instrumento de opressão que a “Classe Dominante” utiliza a seu bel prazer, como ferramenta de pressão e sempre com o intuito final de preservar o poder e as benesses do mesmo.
Para MARX, acabando-se com a injustiça social, o Estado deixará

Relacionados