DADA SMO
ACADÊMICOS: Clívia Pantoja José Luis Santa Ana Rangel Barbosa
Ila Nascimento Marcieli Almeida
CONTEXTO HISTÓRICO E SUA IMPLEMENTAÇÃO
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o romeno Tristan Tzara espanta o mundo com mais uma vanguarda: o Dadaísmo ou Dadá, a mais radical e a menos compreensível de todas as vanguardas.
O Dadá vem para abolir de vez a lógica, a organização, o olhar racional, dando à arte um caráter de espontaneidade total. A falta de sentido já é anunciada no nome escolhido para a vanguarda. Dizia Tzara que dada, palavra que encontrou casualmente num dicionário, pode significar: rabo de vaca santa, mãe; certamente; ama-de-leite. Mas acabou afirmando, no movimento dadaísta: dadá não significa nada.
CONCEITO
O dadaísmo é um movimento artístico e literário que surgiu durante a Primeira Guerra Mundial como uma forma de protesto contra os cânones estéticos dominantes. O termo tem origem no francês dadaïsme.
Esta pretensão revolucionária faz que o dadaísmo tende a ser consociado como o anti-arte. Os seus membros recorriam, por exemplo, a materiais pouco habituais para confeccionar as obras artíscas. A VANGUARDA NA PINTURA
Características na pintura
Oposição ao equilíbrio, da combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação;
Enfatizou o ilógico e o absurdo.
Protestava contra a loucura da guerra; O próprio nome “Dadaísmo” não tem significado nenhum, provavelmente tem o intuito de remeter à linguagem da criança que ainda não fala.
EXPOSIÇÕES DE OBRAS VANGUARDISTA.
Marcel Duchamp
A FONTE
Obra que fez repercutir o nome de Duchamp ao redor do mundo, especialmente depois de sua morte, baseada no conceito Ready Made.
Enviou a obra com a assinatura “R.Mutt”, fábrica que produziu o urinol, lida ao lado da peça, para configurar entre as obras a serem julgadas em um concurso de arte promovido nos Estados Unidos, a escultura foi rejeitada pelo júri, pois na sua avaliação não havia