Da hoora
Fluxograma é uma técnica de representação gráfica, em que são utilizados símbolos que permitem a descrição clara e precisa da seqüência de um processo, bem como sua análise e redesenho. É muito importante no processo de comunicação tanto para processos internos e externos á empresa.
Os fluxogramas permitem a identificação de falhas; verificação e aprimoramento dos processos de trabalho; definição de responsabilidades e exposição de possíveis problemas de comunicação, de retrabalhos e redução de custos operacionais.
2.1 - Etapas para criação de um fluxograma:
* Escolher a rotina a ser trabalhada * Coletar os dados * Desenhar a rotina * Todo fluxo deve ter início e fim. Nenhuma simbologia pode ficar solta, sem indicação da continuidade do processo ou com a simbologia de fim. * Nunca esquecer das setas no fluxograma e do processo. * Sempre que se for enviar um documento, utilizar a simbologia de "documento". * Antes do "arquivo", obrigatoriamente tem que haver a simbologia de "documento", já que só se arquivam documentos.
2.2 - Símbolos utilizados para a construção do fluxograma:
Terminal: é utilizado para representar o início ou o fim de um processo ou para referir-se a outro processo que não seja objeto de estudo.
Operação: representa qualquer ação para criar, transformar, conferir ou analisar uma operação ou procedimento. Dentro do símbolo, descreve-se o objeto da ação.
Decisão: indica um ponto no processo que apresenta ações condicionantes, onde há caminhos alternativos, se acontecerem determinado evento (sim ou não).
Conector: indica onde continua a seqüência do fluxo (quando não há espaço suficiente para a continuação do desenho).
Área/Cargo: indica o nome do cargo ou da área que executará determinada atividade.
Documento: representa qualquer documento ou formulário.
Arquivo: representa o arquivamento da documentação inerente ao