Da era da pedra para a era do computador
DISCIPLINA : Administração da Informação I CSA1007
Turma: C02
Professor: José Ricardo Leal Lozano
Acadêmico: Katia Cristina da Costa
21 de Agosto de 2011.
APRESENTAÇÃO
Este resumo tem por objetivo apresentar um breve histórico e os conceitos básicos de informática. Breve porque se for contar a história com riqueza de detalhes seria necessário escrever um livro e não um resumo propriamente dito.
DA ERA DA PEDRA PARA A ERA DO COMPUTADOR
Eu, particularmente, acredito que a mente humana é insuperável, indecifrável e é ela que cria, que constrói, que transforma o meio exterior transformando, desta maneira o seu interior. Ninguém, sem ser o homem, tem esta capacidade. O ser humano tem memória que não pode ser confundida com a memória dos computadores. Estes últimos não tem memória e sim “sistema de armazenamento”, que só pode reproduzir o que nele for colocado. Mas a verdade é que o computador hoje já faz parte de todos nós e é um fator comum em nossas vidas, assim como é o rádio, a televisão, o micro-ondas, o automóvel, enfim todas as coisas que o homem criou para substituí-lo nas tarefas e que, num determinado passado, grande impacto causou.
BREVE HISTÓRICO
O Ábaco, um instrumento para auxiliar nos cálculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como Soroban.
Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador.
Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, aperfeiçoou a máquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir.
Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, criou o tear automático controlado por cartões perfurados, em 1801.
Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das