A historia dos números
Algarismos indo-Arábicos
Os algarismos indo-arábicos ou simplesmente arábicos, foram criados e desenvolvidos pela Civilização do Vale do Indo (região onde hoje se localiza o Paquistão) e trazidos para o Ocidente.
No século XII, traduções para o latim da obra de Abu Abdullah Muhammad Ibn Musa al-Khwarizmi (778 (?) - 846) sobre os numerais indianos (Kitab al-Jabr wa-l-Muqabala) apresentaram a notação posicional decimal para o Mundo Ocidental.
Al-Khwarizmi
Abu Abdullah Muhammad Ibn Musa al-Khwarizmi (778 (?) - 846) nasceu na região central da Ásia, onde hoje está localizado o Uzbequistão. Posteriormente emigrou para Bagdá, onde trabalhou na “Casa da Sabedoria” como matemático durante a era áurea da ciência islâmica. Vários séculos depois, quando seus textos foram traduzidos para o latim e introduzidos na Europa, seu nome, al-Khwarizmi, deu origem às palavras "algoritmo" e "algarismo".
Etimologia
A palavra cifra vem do árabe ar (chafra), significando « sinal », através do latim medieval cifra, que significava « zero ». A palavra árabe ṣifr deriva do sânscrito śūnya, que tem o mesmo sentido (vazio, zero). O zero, por constituir a inovação mais importante do sistema numérico árabe, acabou por designar o conjunto das cifras.
Obras medievais sobre os algarismos arábicos
Modus Indorum
De numerorum abaci rationibus
Regulae Abaci, De numeris e Abacus são a mesma coisa
De Arte Numerandi
Algorismus de integris
Algorismus de integris abbreviatus
Algorismus vulgaris
Algorismus cifra
Numeri in abaco scribendi - Filippo Calandri, De Arithmetica, Florença: Lorenzo Morgiani e Johannes Petri, 1 de Janeiro, 1491-92.
Arabicè ciphra
Dixit algorizmi
Algoritmi de número Indorum
Hipóteses
Diversas hipóteses existem sobre a concepção dos algarismos arábicos
Apesar de evidências em contrário, algumas explicações folclóricas para a origem dos numerais arábicos ainda persistem.