Da contabilidade à controladoria
Resumo
1. Introdução
A Evolução da Contabilidade
Toda e qualquer ciência precisa de um modelo de representação da realidade com que irá trabalhar. Para muitos autores a Controladoria tem como função fornecer informações para tomada de decisão, porém a sequência correta seria: Representação > Informação > Decisão.
Um modelo só terá validade se apresentar informações suficientes para a tomada de decisões.
A Contabilidade foi evoluindo de acordo com as necessidades, em 1930 para atender as necessidades dos investidores, foi criado um novo ramo da contabilidade: A contabilidade para utilização externa, também chamada de financeira. Porém, nas últimas cinco décadas, o Fisco com suas exigências, fez com que esse ramo se tornasse quase totalmente incapacitado para servir às finalidades da gestão empresarial. Uma Contabilidade Gerencial que tenha por base o modelo contábil-financeiro (que é utilizado por mais de 80% dos contadores brasileiros) precisaria evoluir para fornecer ao tomador de decisões uma melhor representação da realidade e a possibilidade de projetar possíveis resultado futuros, ela precisaria mudar suas prioridades, que antes era voltada para dentro e localizada na fabricação de produtos e nos custos industriais, para uma focalização voltada para fora, no atendimento do consumidor.
É necessário à Contabilidade prover-se de uma visão horizontal e de outros modelos além do financeiro, para poder descrever e avaliar a produção, não só das organizações, mas também de cada parte dela, separando as funções que não estejam mais contribuindo para a produção competitiva de valor.
2. A Evolução(Revolução) Necessária
Na nova Contabilidade Gerencial o modelo contábil-financeiro continua sendo o modelo central, porém não mais o único.
Os princípios da contabilidade estão sendo expandidos e flexibilizados para atenderem as novas necessidades empresariais, com isso está dando a