Da Concepção ao Nascimeto
Aluna: Gabriele de Sousa Silva
Eletrotécnica 2 Ano
Da Concepção ao Nascimento
O nascimento de uma nova vida é algo extraordinariamente lindo, mas o que não imaginamos é o que esta por trás de tudo isso. A partir da relação sexual vamos conferir como ocorre a geração de um bebê.
Os espermatozóides são produzidos dentro dos testículos, e são armazenados no epidídimo, estrutura que fica em volta dos testículos. A partir do Epidídimo há o canal deferente que transporta os espermatozóides ate à chamada vesícula seminal, um armazém de espermatozóides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozóides. Este percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, que é uma glândula que também produz secreções. O trajeto final do sémen é feito ao longo da uretra. Os espermatozóides são expulsos pelo pênis na relação sexual, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (a vesícula seminal e a próstata) gerando-se um líquido chamado sémen, esse processo é chamado de ejaculação. Dos milhões que são lançados na vagina pelo pênis, muitos conseguem subir até o útero e dai ate as trompas na tentativa de encontrar o óvulo. É um caminho bastante difícil e cansativo onde só os melhores conseguiram alcançar o objetivo. Se a chegada dos espermatozóides ocorrer na mesma altura que a libertação do óvulo pode dar-se a fecundação. Poucas horas depois as células no interior do óvulo se dividem em duas, e ambas se dividem resultando em quatro células, depois oito, dezesseis e assim por diante. Mas não é tão simples assim, a taxa de fracasso pode variar em torno 70% nos seis primeiros dias.
Em alguns ocasiões o embrião pode se transformar em duas pessoas isso ocorre quando um único óvulo fertilizado se divide em dois gerando gêmeos. Existem casos em que esse processo pode dar errado, como é o caso de irmãos siameses que são unidos por partes do