d5cb72f2 2b3a 4566 85eb c562ca51b70d 1

2248 palavras 9 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem como finalidade, tanto para uma organização com fins lucrativos quanto para uma organização sem fins lucrativos, estudar interpretar e registrar os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, ou seja, a contabilidade alcança sua finalidade por meio do registro e analise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio da entidade, com o propósito de assegurar seu controle e fornecer a seus gestores as informações necessárias a ação administrativa e demais pessoas interessadas.
A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público. O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
A controladoria se apresenta como uma ferramenta empresarial, a qual vem possibilitar um novo horizonte para as empresas, dando ênfase as tendências mercadológicas, econômicas e organizacionais. As informações consolidadas sobre Controladoria Empresarial, disposta nas referências utilizadas neste trabalho são importantes para o processo de gestão empresarial.
A controladoria como órgão de apoio a gestão, modela o sistema de informações gerenciais com intuito de suprir as necessidades informativas do empreendimento de maneira objetiva, facilitando a compreensão dos gestores frente aos demonstrativos contábeis e

Relacionados