Códigos maliciosos
O que é um Worm?
Um worm assim como um vírus, cria copias de si mesmo de um computador para outro, fazendo isso automaticamente. Ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. O seu grande perigo é sua capacidade de se replicar em grande volume. Um worm pode enviar copias de si mesmo a todas as pessoas que constam no seu catalogo de endereços de e-mail, me os computadores dessas pessoas passam a fazer o mesmo, causando um efeito dominó de alto tráfego de rede que pode tornar mais lentas as redes corporativas e a internet como um todo. Eles obstruem redes e provavelmente fazem com que você (e todos os outros) tenham de esperar um tempo maior para abrir paginas na internet.
Um pouco da história O primeiro worm a chamar a atenção foi o Morris worm, feito no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT por Robert T. Morris Jr. Foi colocado na rede em 2 de novembro de 1988 e rapidamente infectou um grande número de computadores.
Alguns worms são usados para criar brechas nos computadores e torná-los alvo fácil para a entrada de outros worms. Os computadores infectados funcionam como “zombies” e são usados por pessoas que enviam spam para encaminhar e-mails contaminados ou atacar endereços de sites da Internet.
Worms “do bem” Mas nem tudo está perdido. Alguns worms podem ser usados para coisas úteis, como a família de worms conhecida como Nachi. Estes programas em questão fazem a busca e instalação de pacotes do site da Microsoft para corrigir diversas vulnerabilidades do sistema (que o Nachi explorava) presentes nos computadores dos usuários.
Formas de proteger-se A medida de proteção mais simples e eficaz é o cuidado que se deve ter ao navegar pela Internet e ler emails. Normalmente estas pragas são enviadas através de algum contato que seja conhecido e de sua confiança e que possivelmente foi infectado.
Outra medida é