CODIGOS MALICIOSOS
Programas para provocar ações danosas e capturar informações de computadores, esta é a função dos códigos maliciosos ou também conhecidos por malwares. Em outras palavras programações desenvolvidas por pessoas mal intencionadas, que de alguma forma infectam computadores de usuários para roubar informações e também provocar problemas e estragos nas maquinas.
As formas dos códigos maliciosas infectarem um determinado computador são muitas, basta uma execução, e pronto o programa malicioso está sendo e rodado na maquina e a partis dai, a pessoas de má "fé” já estarção tendo acesso de usuários, conforme as permissões dos mesmo, aos dados contidos na maquina infectada.
As infecções costumas se dar de formas esporádicas, como pelo simples ato de acessar um pagina de internet, com um navegador de baixa vulnerabilidade, onde nesta pagina estes códigos estão contidos, e ao receber os dados da pagina, o malware é "baixado" no maquina.
Outra forma de infecção muito comum é em mídias removíveis, como os pen drives, que tem programas de autorun, e quando conectados nos computadores são automaticamente instalado.
Uma maneira utilizada também está no ataque direto de crackers, a computadores, onde eles invadem programas vulneráveis, atacando os algoritmos, e assumindo os comando dos mesmo, podendo executar funções a acessar informações.
A instalação e execução de programas já previamente infectados também é